data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Após seis meses da instalação da Bike Patrulha da Brigada Militar, no Bairro Camobi em Santa Maria, o policiamento comunitário e a prevenção de crimes aumentou com o patrulhamento ostensivo. Até agora, mais de 1,9 mil pessoas foram abordadas na RSC-287 e na Avenida Prefeito Evandro Behr - Faixas Nova e Velha de Camobi. Uma pessoa foi apreendida por furto e sete presas por posse de drogas.
VÍDEO: moradores protestam contra buraqueira na RSC-377 em Tupanciretã
Além disso, com as bicicletas, os policiais realizaram mais de 950 visitas a estabelecimento comerciais para a troca de informações, necessárias tanto para a comunidade quanto para a BM.
Veja mais no vídeo:
De acordo com o capitão Alexandre Pires Lacerda, há previsão de um aumento gradual, conforme, necessidade da comunidade. Atualmente o projeto conta com duas bicicletas e três policiais militares - duas mulheres e um homem.
- Nosso objetivo é fornecer uma maior sensação de segurança para aqueles que moram em Camobi, para aquelas pessoas que frequentam o eixo comercial e, também, para aquelas pessoas que, eventualmente, passam por aqui - explica Lacerda.
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">
Para a empresária Sabrina Silva Rodrigues, que tem estabelecimento comercial em Camobi, a Bike Patrulha agrega muito no Bairro e, para os comerciantes, é bom ter essa maior proximidade com a BM.
- O que mudou muito depois do projeto foi as pessoas que ficavam ao redor dos estabelecimentos. Eu muitas vezes, por medo, dei alguma coisa na saída do supermercado, pois aquelas pessoas estavam sempre por ali cuidando nossos movimentos. Hoje não temos mais isso - conta Sabrina.
Autoridades avaliam mudanças no projeto de concessão e duplicação da RSC-287
Conforme a empresária, muitos clientes já elogiaram a presença da BM e o contato direto com os comerciantes, ficando mais seguros de poder fazerem suas compras tranquilamente.
Segundo a soldado Daiane do Prado, a BM se aproximou ainda mais da comunidade após o início do projeto:
- Os comerciantes puderam trazer até nós os problemas que eles passavam com algumas pessoas na rua, e foi a partir disso que pudemos realizar o nosso trabalho.
Atualmente, Santa Maria é a terceira cidade com o policiamento feito através de Bike Patrulha - Porto Alegre e Passo Fundo foram as primeiras a contar com o projeto.
A Bike Patrulha percorre as duas avenidas de Camobi de segunda-feira a sábado e também atua na realização de eventos existentes no bairro.